terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oficina "Como Gerar Ideias para Roteiros"

Oficina "Como Gerar Ideias para Roteiros"

Professor
João Luís Moraes Martínez

CURSOS
Comunicação Social – Jornalismo - UFRGS (1982-1988); “Interpretação para o Teatro” com o Grupo Mutirão (82); “Interpretação para Cinema e TV” com Stênio Garcia (84); “O Método das Ações Físicas de Stanislavsky” com David Hermann, Ator e Diretor inglês (86); “O Teatro Grego no Helenismo” com Donaldo Schüller e Denis Schell (88); “Oficina de Criação Literária” com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil (91); “Roteiro e Produção de Peças Radiofônicas” - Instituto Goethe (92); “Imagens no Papel – Criação de Roteiros para Cinema e TV” - Casa de Cinema de Porto Alegre com Jorge Furtado, Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase (94); “Gravitas – Oficina de Dramaturgia” com Graça Nunes (2008/2009/2010).
MINISTRANTE:
“Oficina de Interpretação e Jogos Dramáticos”, dede 1999; “Oficina de Criação e Análise de Ideias para Roteiros” na Palavraria Livraria-Café (2008); “Curso de Roteiro – Da Ideia à Escrita” no Studio Clio – Instituto de Artes e Humanismo (2009/2010); “Curso de Roteiro – Cinema e Novas Mídias” – CRIART em Caxias do Sul (2010).

TEATRO
ATOR: Entre 1982 e 1994, participou de 20 montagens teatrais, entre as quais se destacam “O Ferreiro e A Morte” (86), “Alice no País das Maravilhas” (88), “Barrela” (90) e “Happy Days – Goodbye Good Times” (91).
AUTOR E DIRETOR: Entre 1993 e 2008 escreveu e dirigiu 10 peças teatrais, entre as quais, “As Incômodas Filhas de Evas” (93), “A Verdadeira História do Bicho Papão” (97), “Uma Festa Inesquecível” (2001) e “O Segredo da Noiva (2008).
ATOR, AUTOR E DIRETOR: Desde 1986 é responsável por essas funções em 25 montagens teatrais, entre as quais “Depois do Ensaio” (86), “A Odisséia de Ajax” (88), além de 18 peças teatrais encomendadas por empresas como PETROBRÁS, COPESUL, PETROQUÍMICA TRIUNFO, BRASKEM, BUNGE e CEEE.

CINEMA E VÍDEO
João Luís Martínez como roteirista iniciou as atividades em 1990, escrevendo roteiros de vídeo empresariais. Depois disso desenvolveu os roteiros de dois longas infantis, “As Aventuras do Duende Gloomyz – I e II” e de mais cinco curtas, entre os quais “Um Dia de Sorte”. Atualmente é contratado de uma Produtora gaúcha para o desenvolvimento de roteiros de longas. Também é ator, diretor, dramaturgo e escritor.

LITERATURA
1992 – “Contos de Oficina 13” – participação com três contos na antologia organizada pelo escritor Luiz Antônio de Assis Brasil.
2008 – “A Verdadeira História do Bicho-Papão” – romance infanto-juvenil em negociações com editoras.
2009/2010 – “PROTAM – Os Protetores Ambientais” – projeto paradidático de educação ambiental de um livro infantil e um “DVD-ROM”, em fase de captação de recursos.

1997 /... – Sócio-Gerente da MF PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS LTDA.

Objetivo

Demonstrar que as ideias não são meras abstrações, senão que podem ser procuradas, analisadas e elaboradas para se constituirem num ponto de partida para narrativas audiovisuais.
Uma ideia bem constituída otimiza o processo de escrita do roteirista, pois já sugere todos os elementos dramatúrgicos essenciais para o desenvolvimento do roteiro.
Por meio de explanações teóricas, exercícios de análise e de escrita, bem como da entrega de material com conteúdo exclusivo oriundo de bibliografia ainda inédita em nosso país, os oficineiros serão capazes de identificar uma ideia qualificada e de produzir uma, que posteriormente poderá gerar um argumento ou mesmo um roteiro destinado ao cinema, à TV, ou qualquer outro meio de produção audiovisual.

Público-alvo

A Oficina “Como Gerar Ideias para Roteiros” se destina a todos que se interessam por roteiros, iniciantes ou profissionais.

Programa

14 de outubro: Apresentação entre os participantes; as características gerais dos roteiros; o conceito de ideia germinal; as diversas fontes das ideias. Exercício: extrair ideias germinais de roteiros conhecidos.
21 de outubro: Conceitos fundamentais para tornar uma ideia interessante: a singularidade e a familiaridade. Exercício: citar três exemplos de filmes com ideias singularmente familiares e explicar o porquê.
28 de outubro: A promessa de conflito; a clareza; o tema e a pergunta-tema; a construção do protagonista e o seu objetivo.
04 de novembro: Os doze elementos de valorização de uma ideia: 1) Encontrar um gancho singular em sua história; 2) A pior coisa que pode acontecer ao seu personagem/ protagonista; 3) Personagens Contrastantes.
11 de novembro: 4) Contraste de Personagem x Ambiente; 5) Acrescentar uma segunda ideia a ideia original; 6) Alterar os elementos de uma história tradicional.
18 de novembro: 7) Alterar uma trama previsível; 8) Criar um incidente motivador interessante; 9) Buscar o limite extremo.
25 de novembro: 10) Enfatizar ou estabelecer um limite de tempo; 11) Enfatizar um ambiente, um universo, um mundo; 12) Acrescentar à ideia um dilema interessante.
02 de dezembro: Apresentação do “Questionário das Ideias Germinais”.
09 de dezembro: Apresentação e análise de ideias geradas pelos oficineiros.
16 de dezembro: Continuação da apresentação e análise de ideias geradas pelos oficineiros. O que fazer com sua ideia.

Duração
De 14 de outubro a 16 de dezembro de 2010. Quintas-feiras das 19h30 às 21h30.

Carga-horária
20horas/aula, divididas em 10 encontros de 2 horas/aula cada.

Local
Instituto NT de Cinema e Cultura
Marquês do Pombal, 1111 – Moinhos de Vento
CEP: 90.540-001 – Porto Alegre, RS

Inscrições e Informações
Até 08 de outubro, sexta-feira
Instituto NT de Cinema e Cultura
De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Telefone: 51-3361.3111
e-mail: fernanda@institutont.com.br

Investimento
À vista: R$576,00
Parcelado: 2 x de R$288,00 (ato e 30 dias)
Dinheiro, cheque e cartão (Visa, Mastercard, Diners Club e American Express)

Observações
A realização da oficina está sujeita a um quorum mínimo de alunos.
Caso houver cancelamento da oficina, será devolvido ao aluno 100% do valor pago.
O aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência a data de início da oficina através do e-mail cadastrado no ato da matrícula.
O aluno poderá solicitar o cancelamento da inscrição com 6 dias úteis de antecedência a data de início do curso, sendo reembolsados 80% do valor pago. Esta solicitação somente terá validade quando realizada através do e-mail: fernanda@institutont.com.br. Após este prazo não haverá devolução do valor pago.
Ao final da oficina será fornecido certificado aos alunos que comparecerem a, no mínimo, 75% das aulas.