terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Especialização Gestão e Produção Cultural Unisinos – Matrículas Abertas

Apresentação

A cultura está presente em todas as ações da sociedade. A resignação ou inconformismo com que o cidadão encara sua realidade é, sobretudo, uma conduta cultural. O fato de o indivíduo se perceber enquanto cidadão é fruto de condicionantes culturais e históricas. Ampliar o raio de ações culturais permite que o indivíduo se aproprie de instrumentos capazes de romper a falsa consciência alienada e particularista que o impede de desenvolver uma postura crítica diante do mercado em que vive. Vista deste modo, a cultura deixa de ser um bem secundário em um país de tantas carências e passa a ser um bem social. Por estes motivos, uma gestão de cultura deve ser entendida como prioritária e social e como alavanca de transformações

Objetivos

O curso pretende capacitar e atualizar profissionais da área da cultura para atuarem na elaboração, implementação, administração e produção de projetos culturais.
Sobre o curso

A Especialização em Gestão e Produção Cultural busca desenvolver e identificar oportunidades de atuação para profissionais envolvidos com a cultura ou que desejam envolver-se com a área, possibilitando um melhor entendimento do setor cultural e de suas demandas. Capacita os profissionais na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias para os setores públicos e privados. Esclarece a configuração geral da cadeia integrada de valor dos serviços culturais e seus componentes, ampliando a visão do aluno quanto sua esfera econômica.
O curso está estruturado em módulos que possibilitam formar agentes de mudança, habilitados a conduzir, de forma sustentável, projetos complexos e a desenvolver estratégias necessárias para adequar a gestão dos produtos culturais frente às contingências do atual cenário cultural.
Público de interesse

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área da cultura e buscam aperfeiçoamento e atualização em gestão e produção da cultura; Gestores e assessores de empresas públicas e privadas, ONG’s, OSCIP’s, fundações, museus, institutos culturais, autarquias e secretarias de educação e cultura.

Perfil do futuro profissional
Ao final do curso o aluno será capaz de:
·         Compreender a cultura como fator de desenvolvimento;
·         Demonstrar o desenvolvimento de uma visão integrada das áreas de economia, história, administração, artes, direito e marketing;
·         Formular e implementar políticas públicas e privadas de cultura;
·         Identificar ofertas e demandas do setor cultural para a  tomada de decisões;
·         Analisar projetos e ter domínio do negócio cultural.
·         Período
·         Início do curso: 12/3/2012Término das atividades: 1/4/2013Entrega da monografia: 1/7/2013Término do curso: 1/8/2013
·         Local
·         Instituto NT de Cinema e Cultura - Rua Marquês do Pombal, 1.111 - Porto Alegre/RS

·  

Nenhum comentário: