quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pré-estreia de dois filmes no Instituto NT

Pré-estreia dia 27/01 – 21h25 

“PARA POUCOS” PRÉ-ESTREIA NESSA SEXTA
Filme de Antony Cordier 

Em “PARA POUCOS” dois casais encontram-se. Sentem-se atraídos uns pelos outros. Apaixonam-se e envolvem-se. A paixão dividida começa a tornar-se vicio, perdem-se completamente em si mesmos e então lutam ferozmente para escapar do caos.
É possível viver novas experiências sexuais sem cometer adultério? O desejo consegue sobreviver a rotina? Pode-se mesmo ter tudo? E quando os limites do que se considera normal em famílias e relacionamentos forem quebrando, como você se encontra no meio disso? Todas essas questões são abordadas pelo diretor Antony Cordier no filme que segundo ele, conta “uma história de amores adultos”.
O filme recebeu duas indicações no Festival de Veneza de 2010, incluindo uma indicação ao Leão de Ouro e integrou a programação da 35ª Mostra de Cinema de São Paulo.


Ficha técnica:
Título original: Aimez Qui Vous Voulez
França (2010) ROMANCE
Francês / cor / 103 min
Diretor: Antony Cordier, Roteiro: Antony Cordier, Produção: Pascal Cacheteux, Sebastien Lemercier, Direção de Fotografia: Nicolas Gaurin, Edição: Chistel Dewynter, Elenco: Marina Foïs, Élodie Bouchez, Roschdy Zem,
Nicolas Duvauchelle
Classificação indicativa: 16 (dezesseis) anos 

Pré-estreia dia 29/01 – 18h00 

 “ISTO NÃO É UM FILME” PRÉ-ESTREIA DOMINGO
Documentário de Jafar Panahi


O filme, que fez parte da programação da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um documentário onde o cineasta Jafar Panahi relata um dia de sua vida. Em dezembro de 2010 o diretor iraniano foi sentenciado a seis anos de prisão pelo governo de seu país acusado de ser "conivente com a intenção de cometer crimes contra a segurança nacional do país e fazer propaganda contra a República Islâmica".
Além dos seis anos de prisão (até agora cumpridos em regime domiciliar) o diretor está proibido de dirigir filmes e escrever roteiros por 20 anos e seus direitos de falar com a mídia e viajar para o exterior também foram revogados. 

“ISTO NÃO É UM FILME” é uma tentativa de Panahi de contornar uma dessas leis que o impedem de dirigir filmes. O documentário além de ter sido enviado ao Festival de Cannes de 2011 (dentro de um bolo) foi exibido no Festival de Toronto e teve os direitos comprados por uma distribuidora internacional para a exibição do (não) filme nos Estados Unidos e Reino Unido. 

Mais sobre o diretor:
Jafar Panahi é uma figura bastante importante no circuito cinematográfico. “Autor de filmes como “O balão branco”,O espelho”, “O circulo”  que ganharam importantes prêmios  internacionais, ele tem apoio de muitos cineastas consagrados que assinaram uma petição para sua libertação. Nomes como Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, Ang Lee, os irmãos Cohen, Scorsese, Sean Penn, entre outros estão lutando à favor dos direitos diretor iraniano, não apenas por ele, mas por essa causa que é universal.
Juliette Binoche, que protagonizou Cópia Fiel, do também iraniano Abbas Kiarostami falou, emocionada, sobre a situação de Panahi ao receber o prêmio de melhor atriz em Cannes desse ano. 





Nenhum comentário: