quarta-feira, 9 de maio de 2012

CURSO O HOBBY DE FOTOGRAFAR



Prazer, engajamento e significado, esses são os elementos que quando somados resultam na felicidade. Geralmente elegemos justo o mais fraquinho deles: o prazer.
Um hobby pode ajudar na busca por engajamento e por momentos de fluxo – aquela sensação boa de esquecer-se do mundo e perder a noção do tempo e que ocorre quando o envolvimento numa atividade torna-se muito intenso.
O psicólogo Martin Seligman diz ainda que se alcança significado construindo algo que pode sobreviver a você. O exemplo clássico é criar filhos.
Ele lembra também que amigos contam pontos nos três critérios: trazem, ao mesmo tempo, prazer, engajamento e significado para nossas vidas.
Data e Horário: Sábados dias 19 e 26 de maio das 14:30 – 17:30
Investi mento: 2 X R$200,00
Público Alvo: Público em geral com  idade mínima de 12 anos
Duração: 6 horas (2 encontros de 3 horas cada)
CD com os PPTs: Distribuição no segundo encontro
Inscrições: Fone :51 9966.5301 ou gbarum1@hotmail.com

PROGRAMA E CONTEÚDO

Objetivo: Facilitar e acelerar o início do hobby da fotografia como atividade de lazer e desenvolvimento pessoal/profissional.


Abordagem didática: Ênfase no uso da câmera e na estética da fotografia. Os participantes irão aprender a otimizar as escolhas do que irão fotografar e como dar um tratamento natural à criação e obtenção de imagens  da mesma forma como se aprende a andar de bicicleta, tocar um instrumento musical, dirigir um carro, etc.

 Diferenciais: O curso apresenta soluções práticas e eficientes para dois aspectos que a maioria dos cursos de fotografia deixa de lado: a criatividade e a sensibilização do olhar, além de tratar da organização dos arquivos.

criatividade é tratada através do uso de um MÉTODO para elaboração de uma MASSA CRÍTICA e que pode ser gerenciada através de um SOFTWARE DE MAPEAMENTO E VISUALIZAÇÃO MENTAL. A massa crítica é composta de: bancos de imagens, ensaios, portfólios, pesquisas, e web links.

Os alunos serão orientados para a sensibilização do olhar através de exercício do tema grafismo urbano que deverá ser desenvolvido durante seis meses após o término do curso ou até atingir aproximadamente 100 imagens finais. Somente depois ele deverá buscar outros gêneros tais como arquitetura, macro fotografia, paisagens, retratos, etc.

Primeiro Encontro (PPTs)
A- APRESENTAÇÃO
1. Apresentação
B- CONTEXTUALIZAÇÃO
2. Fotografias Famosas
3. Fotografia Aplicada
4. Fotografia Hoje
5. Fotografia Digital Criativa Aplicada
C- TÉCNICA FOTOGRÁFICA (Objetivo: Entender o Automático, aprender a usar a P.A. e  P.V.e aprender a utilizar a iluminação)
6. Introdução à Técnica Fotográfica
7. Técnicas de Iluminação
D- TEMA DE CASA
8. Tema de Casa (Grafismos Urbanos)

Segundo Encontro (PPTs)
E- ANÁLISE CRÍTICA DO TEMA (5 FOTOS CADA ALUNO, EM CD)
F- MÉTODO
9. Gêneros da Fotografia
10. Uso de Software de Mapeamento e Visualização Mental para Criar uma Massa Crítica
11. Organização de Arquivos

G- SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR
12. Criatividade e a Arte Cavalheiresca
13. Elementos de Composição
14. Exercício de Composição
15. Cropping ou Corte
16. Introdução à Manipulação Digital
H. ESTILO PRÓPRIO
17. Introdução à História
18. Estética da Fotografia
19. Mestres da Fotografia
I. ENCERRAMENTO
20. Encerramento (e Revisão)

Guilherme Barum – Fotografa desde os dez anos de idade tendo estudado fotografia comercial e artística em Nova Orleans. Atualmente fotógrafo amador já teve estúdio fotográfico para propaganda, instalações industriais, arquitetura comercial, moda e fotos aéreas.   Foi assistente em estúdio de produções grandes e em um de moda. Com a chegada da fotografia digital, foi trabalhar com  inglês para negócios.
Reiniciou o hobby da fotografia e, como atividade paralela, em 2010 e 11, deu aulas de fotografia na Koralle Pintura e Desenho. Além da fotografia como  atividade de lazer e desenvolvimento pessoal, outros cursos eram oferecidos tais como: Reprodução de Obras de Arte, Registros de Arquitetura e Fotografia para Designers de Moda.
Até o presente, já realizou quatro exposições individuais e participou de duas coletivas. No início de 2008, expôs “It’s too late” no Paris Cine Café. Uma homenagem à obra Os Ratos do psiquiatra e escritor gaúcho Dyonélio Machado.

Nenhum comentário: